“Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes.” (I Coríntios 15.33)

Os amigos exercem grande influência sobre nós. Nas ideias, no nosso jeito de vestir, no modo de falarmos, nas músicas que ouvimos, nas séries e filmes a que assistimos, na escolha profissional, nos hábitos alimentares, até nas gírias e jargões.

O cônjuge é alguém que vai dividir a vida com você! Será a pessoa que vai acordar ao seu lado, com quem vai tomar o café da manhã, com quem vai dividir toda a sua intimidade,  realizar seus objetivos de vida, seus planos e sonhos. Pense bem em quem vai escolher para colocar ao seu lado. Alinhe bem os objetivos e propósitos.

Escolher bem os colegas de trabalho e parceiros nos negócios é fundamental para obter sucesso profissional. Nesse âmbito, existem pessoas excelentes e pró-ativas, e pessoas  medíocres e acomodadas. Escolha bem a sua equipe.

Tarefa: Avalie suas companhias e aponte os ajustes que você precisará fazer para melhorar o seu ciclo de relacionamentos. Com algumas, será preciso conversar para colocar limites; com outras, precisará cortar na raiz e se afastar. Com o cônjuge, talvez precise buscar ajuda externa de um conselheiro ou um terapeuta.