A tecnologia está aproximando as pessoas virtualmente, favorecendo a continuidade de relacionamentos que, por razões diversas, foram separados geograficamente. Jogos on-line, vídeochamadas, interações pelas Redes Sociais buscam manter pessoas conectadas e próximas umas das outras superando as barreiras que a distância geográfica lhes impôs. Tenho uma cunhada que vive no exterior, e a chamamos por vídeochamadas para participar de momentos em que estamos reunidos com a família da minha esposa. Isso é bem bacana!

Por outro lado, a tecnologia também vem interrompendo as relações pessoais, o corpo a corpo. É cada vez mais comum estarem 4 pessoas na mesma casa e cada uma estar interagindo com todo o mundo, menos com as pessoas da própria casa.

A tarefa de hoje é chegar em casa e deixar o celular e outros dispositivos eletrônicos guardados numa gaveta. O foco é nas pessoas, na família, nos filhos, no cônjuge. Se você não é casado, dedique seu tempo com seus pais, marque um encontro com os amigos. Enfim, desligue do virtual e se ligue no mundo real.