É uma raridade uma pessoa que não use um celular ou smartphone no cotidiano, pelo menos no contexto social dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. De acordo com dados da Hootsuite e WeAreSocial sobre o uso das mídias em nível mundial, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia (dados de 2021).
Outros dados interessantes vêm da Agência Brasil que, com base na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, afirma que o Brasil perdeu 4.6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. A porcentagem de leitores caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro ou parte de livro nos últimos 3 meses, representam 48% da população, o equivalente a 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros. O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo que a metade desse número é de livros que não foram lidos completamente. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados.
Suponho que o crescimento do uso da internet e o tempo dedicado às redes sociais tenham grande contribuição para a diminuição da leitura de livros por parte dos brasileiros. O estudo da Agência Brasil mostra que 82% dos entrevistados gostariam de ter lido mais, assim, observamos uma lacuna entre o que se deseja e o que se realiza. É óbvio que o uso do smartphone e das redes sociais parece atrair mais a pessoa do que a leitura de livros, mas, quando pensamos no resultado que cada um pode proporcionar ao indivíduo, o da leitura, sem dúvida, é maior. A leitura traz os seguintes benefícios: melhora a empatia (compreender e solidarizar com outra pessoa); amplia o vocabulário; exercita a inteligência; melhora o senso crítico; previne doenças cerebrais degenerativas; estimula a criatividade; melhora a concentração; amplia a visão de mundo; desenvolve o conhecimento geral e específico, entre outros.
Tarefa
– Escolha um livro de sua preferência para começar a ler, que seja impresso e não digital. Dessa forma, você evitará a tentação de começar a ler o livro e se desviar para as redes sociais. Em 15 minutos diários de leitura concentrada, você conseguirá ler 10 páginas. Ao final de uma semana, terá lido 50 páginas. Ao final de um mês, terá lido um livro de 200 páginas, o que é bastante razoável. Comece hoje mesmo!
– Reserve um tempo diário em sua agenda para a leitura do livro, e o faça sem o smartphone por perto, pelos próximos 30 dias.
– Coloque um limite de tempo diário para uso das Redes Sociais. Existem aplicativos que podem auxiliá-lo nisso.
Deixar um comentário