Alguém já disse: “Se você não nasceu sendo, treine até se tornar”. Isso faz muito sentido. Na jornada da vida, vamos aprendendo coisas novas em cada fase: o controle dos movimentos, da fala, dos esfíncteres, do intelecto, das emoções, das relações, da tecnologia… Somos seres capazes e aptos a aprender o que quisermos. No entanto, chega-se a um ponto da jornada em que o indivíduo se depara com obstáculos que vão tentar impedir ou bloquear seu crescimento. É aí que a frase citada precisa ser considerada: “Treine até se tornar”.

Nesse nível de desenvolvimento, exige-se disciplina, força e determinação para continuar crescendo. Comparo ao esforço que um atleta faz para tornar-se o melhor em sua área. Escolhi o jogador de basquete, Oscar Schmidt, medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 1987 para exemplificar: “Eu fiz 1.000 arremessos por dia durante a vida toda, fora os treinos. Esse negócio de Mão Santa não é verdadeiro, é Mão Treinada”, afirmou ele.

Insista dia após dia até se tornar aquilo que almeja. Quando penso em meu desenvolvimento pessoal, olho para Cristo a fim de desenvolver em mim o seu caráter, como expressou Paulo: “Seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças.” (Efésios 4.13-14).

Tarefa: O que tem tentado bloquear o seu crescimento? Quais são as desculpas que você tem dado para permanecer estagnado onde está? Escreva 4 desculpas.