“Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.” (1 Coríntios 9.25-27)

A ideia fundamental deste livro, que fornece a base para cada uma de suas reflexões, está na integralidade da vida, na qual tudo o que diz respeito à vida humana tem relevância. Em cada dia, abordamos pilares estruturais diferentes da vida. Hoje, quero voltar a falar com você sobre o cuidado do seu corpo.

Na citação de hoje, observamos o apóstolo Paulo fazendo menção à importância de se buscar a recompensa espiritual, quando diz que deseja receber “uma coroa que dura para sempre”. Mas ele também destaca a importância de se obter resultados na esfera da saúde física, comparando a disciplina do próprio corpo com a maneira pela qual um atleta campeão se subjuga a um condicionamento físico excelente.

Paulo fala em tratar o corpo duramente, aguentando exercícios duros, obrigando-o a ser completamente controlado a fim de não dar vexame na hora em que precisar lutar. O que encontramos hoje na sociedade? É lamentável ver tantas pessoas desleixadas com sua saúde física, deixando-se levar pela gula e glutonaria, vivendo com sobrepeso e até obesidade mórbida. Para se ter uma ideia, a pesquisa realizada pela Agência Brasil, em abril de 2022, revelou que quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021. Já o índice de obesidade ficou em 22,35% no Brasil no mesmo ano.

Compartilho essas informações com você, caro amigo e cara amiga, com o mais puro anseio de ver sua qualidade de vida melhorando e vê-lo desfrutando melhor desse recurso incrível que é o seu corpo. Prepare-se para cuidar ainda mais de sua saúde fazendo exames de rotina e se comprometendo em fazer uma atividade física, pelo menos, 4 dias na semana.

Tarefa: Comparando sua saúde física atual com a do início deste ano, numa escala de 0 a 10, como você avalia o seu desempenho? O que você planeja fazer para melhorar essa realidade?