Uma alimentação saudável e balanceada em nutrientes proporciona ao indivíduo qualidade de vida física, mental e social. Desse modo, a escolha diária pelo que vai ingerir trará resultados importantes no seu desempenho.
Saúde física: O corpo é constituído por células e cada uma delas exerce uma função específica importante. A nutrição celular pode ser baseada em vitaminas, minerais e outros nutrientes que participam do metabolismo e da proteção celular. Uma alimentação saudável ajuda o corpo a ter um bom funcionamento e a evitar doenças.
Saúde mental: existem estudos que correlacionam a incidência de doenças mentais, como o Alzheimer, à má nutrição alimentar. A vitamina B12 está diretamente ligada à saúde mental, pois ela reduz quadros de estresse, ansiedade e depressão, atuando também no sistema nervoso.
Saúde intelectual: Uma alimentação balanceada oferece ao indivíduo melhores condições para desenvolver-se intelectualmente, uma vez que a fome e a desnutrição afetam diretamente no desempenho da vida acadêmica.
Esses exemplos já deixam claro sobre a importância de se ter uma boa alimentação, prevenindo doenças e obtendo energia e disposição para viver a vida com plenitude!
A fonte de alimentos saudáveis está disponível na natureza: variedade de todos os tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades. Coloque limite ao consumo de processados e evite o consumo de ultraprocessados como biscoitos, doces, salgados, sucos em pó, refrigerantes, temperos prontos, embutidos, salgadinhos de pacote e guloseimas. Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições.
Tarefa: Avalie sua alimentação e faça os ajustes necessários para desfrutar de saúde e disposição diariamente. Se precisar de ajuda, busque um nutricionista para fazer essa avaliação com você.
Deixar um comentário