“O homem de bom senso economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo o dinheiro assim que o recebe.” (Provérbios 21.20)

O seu planejamento financeiro precisa prever uma parte de sua renda mensal com a finalidade de formar uma reserva. Esse valor poderá ser utilizado na realização de um projeto maior ou para suprir uma necessidade emergencial que possa surgir. Os especialistas recomendam separar, pelo menos, 15% de sua renda mensal para essa finalidade.

Para poupar e investir o recurso, é preciso definir muito claramente suas prioridades, pois é provável que você tenha que deixar de realizar algumas despesas menos essenciais, para alcançar um objetivo que trará resultados a longo prazo.

Recomendo que você faça uma poupança “forçada”, programando a transferência de um valor específico de sua renda mensal para uma aplicação em fundo de investimento que ofereça um rendimento interessante para você.

Tarefa: Consulte um especialista financeiro para identificar a melhor opção de investimento, segundo o seu perfil. Sugiro você já fazer contato com o especialista e deixar essa conversa agendada.