“O melhor investimento que você pode fazer é um investimento em você. Quanto mais você aprende, mais você ganha.” (Warren Buffett)
Quantas pessoas adquirem imóveis, carros e outros bens e não conseguem concluir o pagamento, tendo que submeter-se a empréstimos com juros altíssimos, ou mesmo devolver os bens para os respectivos credores?
Em abril de 2022, quatro em cada 10 brasileiros adultos estavam negativados: o equivalente a 62 milhões de pessoas (http://g1.globo.com, acesso em 16 de maio de 2022). Esse é somente um exemplo para evidenciar que a sociedade brasileira ainda precisa desenvolver conhecimento e sabedoria sobre como administrar seus recursos financeiros.
Para enfrentar a situação e mudar essa estatística preocupante, é preciso:
1) Entender que todas as coisas que envolvem sua prática de vida têm como alvo honrar o nome de Deus, inclusive o modo como administra seus recursos financeiros.
2) Buscar conhecimento na área financeira, estudando sobre o assunto. Há livros, cursos e palestras gratuitas na internet que podem e devem ser acessados por você.
3) Mudar a mentalidade a respeito da área financeira, entendendo que uma crise financeira é um gatilho para ativar perdas em outras áreas da vida: emocional, física e nos relacionamentos familiares (uma das principais causas de divórcio).
4) Agir de acordo com o que for aprendendo. Não basta conhecer a teoria. É necessário colocar em prática o que se aprende para alcançar a sabedoria.
Tarefa: Pesquise sobre os seguintes nomes de destaque na área de finanças e escolha alguns vídeos para assistir. Aprofunde-se no assunto por meio de leituras, palestras e cursos: Robert Kiyosaki, Warren Buffett, Chris Gardner, Gustavo Cerbasi, Henrique Bredda, Mirna Borges, Janguiê Diniz, Flávio Augusto, Geração de Valor, XP Investimentos, GuiaInvest, Grupo Ser Educacional.
Deixar um comentário