Dando continuidade à história do rei Josafá (veja a reflexão “Conexão direta com Deus”), observamos que ele recebeu um direcionamento claro sobre o que era necessário fazer para obter a vitória:

  1. a) Não deixar o medo se instalar;
  2. b) Confiar na vitória que vem de Deus;
  3. c) Ter atitude de enfrentamento do inimigo (“Marchem contra os inimigos”);
  4. d) Adorar a Deus em reconhecimento de quem Ele é.

O final da história é surpreendente e digno de um filme. Os exércitos inimigos se confundiram em campo de batalha e se auto destruíram. Os israelitas saíram vencedores sem sequer usar a espada, porque lutaram através da fé em Deus.

Depois os soldados de Judá e de Jerusalém, com Josafá à frente, voltaram alegres para Jerusalém. Estavam contentes porque o Senhor Deus lhes tinha dado a vitória na luta contra os seus inimigos. Quando chegaram a Jerusalém, foram até o Templo, ao som de música de harpas, liras e trombetas. Quando os outros povos souberam que o Senhor havia derrotado os inimigos de Israel, ficaram todos com medo.” (2 Crônicas 20.27-29).

Que curioso, agora o medo havia mudado de lado, já não estava mais do lado de Josafá, mas dos povos vizinhos.

Tarefa: Continue exercitando sua fé em Deus, falando com ele a respeito dos seus medos e dificuldades. Hoje, você vai inserir a adoração na sua oração. Use as palavras do Salmo 48 e exercite sua adoração a Deus, assim como fizeram Josafá e todo o povo de Judá.