“O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus. Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele. Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.” (I Coríntios 2.10-12)

O texto bíblico acima nos mostra que existe uma dinâmica de interação entre Deus e os homens. Isso se dá na esfera espiritual, quando o Espírito de Deus e o espírito humano se comunicam numa conversa profunda e misteriosa, mas compreensível ao ser humano. A finalidade dessa interação, conforme o texto bíblico, é para que “possamos entender tudo o que Deus nos tem dado”, ampliando nossa consciência e entendimento a respeito das coisas espirituais.

Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada à manutenção e ao fortalecimento da saúde física, mental e social. De acordo com o médico paliativista Arthur Fernandes, há diversos estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos da espiritualidade sobre a saúde. Entre eles, figuram a redução do estresse, ansiedade e depressão; a diminuição do uso de substâncias e tentativas de suicídio; a melhoria na qualidade de vida e no prognóstico psiquiátrico; o aumento da expectativa de vida global em até 7 anos adicionais, bem como a diminuição do estresse oxidativo, contribuindo para o enfrentamento às neoplasias e doenças degenerativas, como o Alzheimer. Não obstante, há diversos impactos indiretos da espiritualidade, como o aumento da resiliência, isto é, das estratégias subjetivas para lidar com os desafios da vida; do convívio social e de uma visão positiva do mundo, compartilhada por uma comunidade que pode oferecer suporte.

(Arthur Fernandes, médico de família e comunidade, membro do Grupo de Trabalhos de Cuidados Paliativos da SBMFC).

Tarefa: Reserve um tempo em seu dia para ficar em silêncio. Com os olhos fechados, sintonize seu espírito com o Espírito Santo de Deus. Você terá pensamentos e ideias excepcionais provenientes dessa interação. Anote-os num papel e aja conforme o direcionamento recebido.

Com os olhos fechados e em silêncio, sintonize seu espírito ao Espírito de Deus. Quais pensamentos e ideias surgem em sua mente?

Reserve um tempo para ficar em silêncio, com os olhos fechados para sintonizar seu espírito com o Espírito de Deus e receber dele pensamentos e ideias do Alto.