O medo é uma emoção completamente natural, inerente e instintiva ao ser humano. Ela surge em situações diversas e funciona como mecanismo de proteção a fim de nos manter vivos, evitando nossa exposição a grandes riscos. Há situações de medo que devemos fugir e, outras, que devemos enfrentar. A menos que você viva na selva ou em ambiente de guerra, a maioria das situações de medo a que somos expostos, pode ser transposta.
Coragem é uma firmeza de ânimo ante ao perigo, aos revezes e sofrimentos. Ela é uma característica das pessoas vencedoras! Todo vencedor, em algum momento, tomou uma decisão corajosa. Precisou enfrentar o medo, deixar aquilo a que se apegava com a ilusão de segurança e estabilidade. Assumiu o risco de não dar certo e seguiu em frente. As palavras “seja forte e corajoso, não fique desanimado nem tenha medo” (Josué 1.9-10) foram proferidas a Josué em um contexto de grandes mudanças na vida desse líder. E para vencer o medo, é preciso agir com coragem! O oposto de coragem é covardia. Diante do medo, como você reage? Com coragem ou covardia?
Tarefa: Aceite seus medos; escreva sobre aquilo que o amedronta; reafirme suas conquistas; converse sobre seus medos com alguém de sua confiança; exercite sua fé.
Deixar um comentário