Você já ouviu falar que o seu corpo tem uma farmácia interna natural? É isso mesmo, o seu corpo produz hormônios que são responsáveis por várias sensações positivas e também negativas do seu corpo. Existem quatro neuro-hormônios que influenciam diretamente no bem-estar do indivíduo, são eles: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Eles trabalham em diferentes áreas do nosso corpo sendo responsáveis por diferentes sensações.
A endorfina funciona como um analgésico natural. Ela atua durante o sono, ou quando nos machucamos e quando nos excitamos. É responsável por aquela sensação boa depois de um treino. Promove a sensação de bem-estar e disposição, e diminui o estresse.
Como liberar a endorfina?
– Fazendo exercícios físicos.
– Ingerindo chocolate com moderação.
– Dançando.
– Cantando.
A serotonina é um hormônio do prazer muito relacionada com a libido e o desejo sexual. Ela regula ou humor, as funções cognitivas, o apetite e a sensibilidade. Para aumentar a sua produção busque ingerir alimentos ricos em triptofano: tomate, vinho tinto, banana, carnes magras, entre outros. Atividades ao ar livre também auxiliam, como tomar sol e estar em contato com a natureza.
A dopamina é um hormônio que causa a sensação de bem-estar e de prazer. É diferente da serotonina pois está mais ligada com o ciclo de recompensa, sendo ativada quando você alcançar um objetivo e tem aquela sensação de prazer por ter conquistado algo.
A ocitocina gera sentimentos de calma e segurança, por isso é importante recurso para regular a ansiedade. Para melhorar o nível de ocitocina no organismo, nada melhor do que um abraço demorado.
Esses hormônios são naturais e estão disponíveis para você. Que tal elevar o nível desses hormônios e aproveitar a vida com saúde física, mental e bem-estar?
Tarefa: escolha uma ação prática para liberar esses neuro-hormônios e experimentar a sensação que eles geram em seu corpo. Conte para alguém como foi essa experiência.
Deixar um comentário