“Cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não têm uma razão pela qual viver.” (Viktor Frankl)

Se sua vida fosse um carro, o propósito seria a direção; aquilo que norteia a sua vida. Seu propósito é o que ajudará você quando chegar a hora do aperto e da decisão, pois não terá dúvidas a respeito de quem você é, tampouco quanto à razão de existir.

Pessoas são movidas por um propósito e uma causa, e é o seu propósito que vai impulsionar a sua alma a buscar desenvolver o seu diferencial, com a finalidade de deixar sua marca por onde passar. Singulares que somos, cada indivíduo tem seu propósito e sua missão. Nós não determinamos o nosso propósito, nós o desvendamos à medida que buscamos conhecer a nós mesmos e aquele que nos trouxe à existência, o Criador!

É comum confundirem o propósito com a carreira profissional ou trabalho, mas não faça isso! Trabalho é apenas uma das rodas do carro, não o carro.

Aprofundando sua reflexão sobre o propósito pessoal, saiba que seu propósito:

  1. Precisa servir a outros; não pode terminar em você mesmo.
  2. Está ligado à sua dor. A experiência de dor por que você passou, servirá para ajudar outras pessoas aplicando o que aprendeu com o sofrimento.
  3. Define a prioridade de sua atuação: Você pode ser bom em muitas coisas, gostar de diferentes tarefas, se engajar em diversas causas, mas sempre há uma que faz mais sentido, que ressoa, que sai de você e toca o outro com mais naturalidade.

Tarefa: “Busque perceber o que é importante para você. O que toca você? O que o move? Qual a causa que mais sensibiliza sua alma?

Observe os 3 pontos acima e dedique-se a essa reflexão com base nas perguntas a seguir:

  1. De que forma seus talentos, dons e habilidades servem às pessoas?
  2. Qual foi a situação mais dolorosa que você já enfrentou e que pode ser usada para ajudar outras pessoas?
  3. Qual é o assunto, a causa ou o tema que você aborda com mais naturalidade e fluência?