Penso na vida em sua integralidade, por isso, considero o ser humano como um ser único e indivisível, não partido. Mas, para fins didáticos, estabeleço alguns pilares de sustentação da vida: Emocional, Espiritual, Saúde do Corpo, Relacionamentos, Profissional, Finanças, Intelectual.
Embora a gente tenha o costume de falar da vida em compartimentos como o corpo, a alma e o espírito, não é possível estabelecer uma divisão exata entre eles. Devido às conexões existentes entre o cérebro e os sistemas neurológico, endócrino e imunológico, todas as partes estão inter-relacionadas.
As nossas emoções refletem em nosso semblante aquilo que estamos sentindo, por exemplo: quando estamos tristes o nosso rosto tende a ficar com a testa franzida e os dentes cerrados. Quando estamos nervosos ou ansiosos é comum sentir desconforto intestinal e sudorese. Isso demonstra a complexidade que existe na constituição humana.
Como trago comigo esse modo de enxergar a vida, tenho buscado aplicar em mim mesmo algumas ferramentas úteis que me ajudam a desenvolver-me em todas essas áreas. Exercícios de meditação, oração, leitura e reflexão bíblica, atividade física, musculação, alimentação adequada, encontros com amigos, tempo de qualidade conjugal e com meus filhos, cursos on-line, palestras gravadas, leitura de livros e audiobooks, acesso a filmes relevantes, uso de planilhas para planejamento financeiro, escrita e realização de Lives, atendimentos psicoterapêuticos são algumas das práticas diárias e semanais que eu observo para manter-me ativo e consciente de que estou vivendo minha vida com intencionalidade, profundidade e seguindo o meu propósito. Sobretudo, estou exercendo o autogoverno em minha vida!
O objetivo deste site é oferecer conteúdo e ferramentas a fim de ajudar pessoas a desenvolverem suas vidas em todas as áreas e não apenas em uma ou duas. Porque a vida é um todo e toda ela é importa.
Para saber mais sobre isso, entre em contato ou faça sua inscrição no programa de mentoria.
Deixar um comentário